1 de outubro de 2011

TRAZENDO À MEMÓRIA O QUE DÁ ESPERANÇA

Passagem Bíblica: Salmo 103.1-6,13,17,22; Romanos 8.28
Memorizar: Lamentações 3.21

Introdução

Esta mensagem tem como base o propósito de levar cada cristão a relembrar fatos que ocorreram em sua vida e que lhe trouxeram paz, alegria, momentos felizes e considerar esses motivos para louvar ao Senhor. O salmista Davi sugere à sua própria alma bendizer ao Senhor e não se esquecer de nenhum dos seus benefícios (Salmo 103.2). Que belo exemplo.
OBSERVAÇÃO SOBRE O PROCESSO MENTAL
A mente humana é fabulosa. Ela procura todos os acontecimentos da vida, agindo sob dois aspectos: o processo através da memória, que tem a ver com o nosso passado, a nossa história e o processo de imaginação, que nos dá condições de vislumbrar o futuro. 
Com Relação aos Pensamentos
Através dos pensamentos, articulamos as idéias e estas vão dirigir as nossas ações. Tudo o que acontece conosco, primeiro passa pelo processo mental. Se sentimos vontade, se vem um desejo, um sentimento, uma emoção, tudo tem como antecedente um pensamento. Jesus advertiu dizendo que os maus pensamentos procedem do coração (coração aqui simboliza mente). Não se pode eliminar os pensamentos, mas se pode, sim substituí-los. A memória trabalha fazendo-nos lembrar de coisas passadas que foram boas e agradáveis e, desta forma, também, os maus pensamentos podem ser mentalizados. 
Mente vazia é oportunidade para o inimigo – A Bíblia registra que, na história de Davi, embora ele fosse um homem segundo o coração de Deus, houve momentos em que ele deixou se levar por pensamentos enganosos. Ele não estava fazendo nada. A sua mente estava disponível. O inimigo aproveitou a chance e encheu-o de pensamentos carnais.  Quando a mente está disponível  Muitos crentes também caem nessa armadilha de deixar a mente desocupada e vão “passear” na internet, em salas de bate-papo, navegam por “sites”, não para estudos ou pesquisas científicas. Passam horas e horas, alimentando a mente desocupada com coisas pecaminosas. Outras vezes passam um tempo enorme diante da TV, ocupando a mente com programas carnais, indecorosos, violentos, quando poderiam usar o tempo para edificação de sua vida espiritual, fazendo coisas mais úteis. A batalha da mente – Há uma batalha espiritual constante entre o bem e o mal. Precisamos estar constantemente substituindo os pensamentos ruins por pensamentos bons. O pecado é um mal que começa muito antes da prática (Tiago 1.15). O pecado inicia quando a mente o idealiza. A grande batalha é travada na nossa mente. Leia o que Paulo diz em II Coríntios 4.4. O importante m,esmo é neutralizar os maus pensamentos, segundo os ensinos de Paulo aos Filipenses que diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4.8
O QUE SE DEVE TRAZER À MEMÓRIA
O cristão tem motivos de sobejo para trazer à memória coisas boas. O primeiro fato que devemos estar sempre lembrando é acerca da mudança de vida que experimentamos ao receber Jesus como Salvador. 
Lembrando das Orações Respondidas
Com certeza, cada crente em Jesus tem bênçãos para contar acerca das orações, das súplicas que foram respondidas pelo Senhor. Ora uma enfermidade curada, um livramento, um novo emprego, um diploma recebido, um casamento realizado, um filho que era esperado há muitos anos, um imóvel que conseguiu adquirir, a conversão de um ente querido, uma herança que recebeu, um caso de justiça resolvido, uma viagem, um objeto que tanto desejava e conseguiu adquirir, enfim, Quantas e quantas bênçãos o Senhor tem concedido através das orações. E quantos se esqueceram de relembrar esse fato, de continuar a agradecer ao Senhor pelos benefícios recebidos. Enumere as bênçãos. Trazer à memória aquilo que dá esperança é relembrar os feitos do Senhor.
Mudança no Modo de Pensar
Todos nós passamos por momentos críticos e, nessas ocasiões somos tendenciosos a dar lugar a pensamentos de desânimos, de reprovação ou mesmo de revolta, quando não conseguimos o que desejamos. Somos também levados a pensar em ódio, vingança, ciúmes e, alguns chegam até sentir angústia e sofrer depressão porque foram injustiçados ou decepcionados, e não conseguiram esquecer esses fatos. Em tais ocasiões, é preciso lançar mão do conhecimento bíblico adquirido para ter condições de neutralizar esses pensamentos maus e dar lugar a boas recordações, com a ajuda da Palavra de Deus, certamente tudo mudará. A mente vai se tornar disponível para as boas recordações e, consequentemente, o Espírito Santo terá lugar para atuar através das nossas ações.
Lembrar o Passado Para Glorificar a Deus
Às vezes é útil e necessário Trazer à memória alguns fatos do passado para que possamos glorificar a Deus pelo que Ele tem feito por nós no presente. Precisamos lembrar-nos de fatos passados, quando não possuíamos recursos, vivendo com aquele salário tão pequeno para equilibrar a sobrevivência da família. Quantas despesas para serem saldadas com os poucos recursos! Quando comparamos essas situações com a situação atual é que podemos apreciar o que Deus tem feito e como são inúmeras as bênçãos alcançadas. Numa certa ocasião, quando Davi pretendia construir um templo em Jerusalém, Deus mandou uma mensagem para ele pelo profeta Natã, relembrando todo o seu passado, desde que ele era uma simples adolescente que apascentava as ovelhas de seu pai, um tocador de harpa, para apaziguar o rei e de como havia sido designado para ser o soberano de Israel, o guerreiro incansável. Deus lembrou a ele as lutas, as dificuldades pelas quais havia passado, os inimigos, as conquistas e as vitórias. No final Deus lhe fez promessa de que seu sucessor e não ele edificaria uma casa dedicada ao Seu nome (I Samuel 7). Certamente, foi relembrado todos estes fatos, todos os benefícios recebidos de Deus, que eram tantos e tão maravilhosos, que Davi escreveu aquele lindo e compungente Salmo 103. Ele não excluiu nada de si. Todo o seu ser deveria bendizer ao Senhor; a alma através da mente, do raciocínio, da memória, da vontade, das emoções; o corpo através dos sentidos, enfim, todo o seu se deveria constantemente adorar e bendizer ao Senhor.
TRAZER À MEMÓRIA AS PROMESSAS DA BIBLIA
Devemos trazer à memória aquilo que nos traz esperança. Todo o crente precisa lembrar que está na memória eterna de Deus, que não existe a possibilidade de Deus esquecer-se de nós. Seus pensamentos são grandiosos (Isaías 55.8-9). Suas misericórdias são de geração a geração (Lucas 1.50). Por isso devemos trazer bem vivo na memória o sacrifício que Jesus fez em nosso lugar para que pudéssemos ter direito à vida eterna. Ele é o nosso Salvador, a Ele a glória e o louvor para sempre. Diante disso, como pode um crente viver triste, cabisbaixo, depressivo, sem coragem, murmurando. Levante a cabeça, ó crente duvidoso, memorize as promessas divinas, tome posse delas e passe a viver alegre, esperançoso e feliz. Comece a glorificar a Deus.
CONCLUSÃO
É tempo de trazer à memória os feitos do Senhor, fazendo como fez o rei Davi que exigiu de si mesmo lembrar-se de todos os benefícios, não se esquecer de nenhum deles para bendizer ao Senhor (Salmo 103.1-2). Mesmo que seja uma luta, uma dificuldade que nos conduziu à vitória, também dela, deveremos nos lembrar. Conte as bênçãos recebidas, lembre-se do dia de sua conversão, do batismo com o Espírito Santo, daquela cura maravilhosa, da libertação daquele parente de coração endurecido que teve um encontro com o Salvador, adore a Jesus, pronuncie palavras de adoração, porque ainda virão muitas bênçãos e cumprir-se-ão as promessas na vida dos que amam ao Senhor.

Passagem Bíblica: Salmo 103.1-6,13,17,22; Romanos 8.28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ MEUS AMIGOS E IRMÃOS EM CRISTO!!!
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO SOBRE AS POSTAGENS, COLOQUE TAMBÉM O SEU EMAIL PARA QUE POSSAMOS ENTRAR EM CONTATO.
MUITO OBRIGADA
RAQUEL GOMES