5 de outubro de 2011

FELICIDADE EM TEMPOS DIFÍCEIS


TEXTO: ( Salmo 1)

TEMA: O Homem Feliz


INTRODUÇÃO:

Hoje o texto escolhido para nossa reflexão espiritual é o salmo primeiro, com o tema felicidade. Em meio a tempos difíceis, em tempos de crise, seja na área social, econômica, política, moral, ética ou outra área de nossas vidas, todos procuramos e desejamos a felicidade. Muitas vezes percebemos as pessoas preocupadas, algumas desanimadas por não terem conseguido atingir os objetivos que traçaram, outras ansiosas descontentes. Ao olharmos para o dicionário de nossa língua encontramos a definição de felicidade como ventura, contentamento, sucesso, bem-estar, boa sorte. Mas será que é só isso?
Onde encontrá-la? Como adquiri-la? Não podemos ir a uma loja, ao supermercado e pedirmos um quilo de felicidade. Alguns dizem que a felicidade não existe, o que existe são momentos felizes. Outros dizem que a felicidade está no dinheiro (se não é a felicidade, manda comprá-la), outros dizem que está na saúde, na família, no sucesso profissional.
A felicidade estaria realmente nestas coisas? É possível ser feliz sem elas? O que é ser feliz? Onde encontrar a felicidade? Estas e tantas outras perguntas estão na mente das pessoas!
O Salmo 1, inicia com a expressão “Como é feliz” , bem-aventurado, ou muito feliz, ou felicíssimo, é mais do que ser feliz, é desfrutar do favor e da graça especiais de Deus. Poderíamos ler assim: É verdadeiramente feliz. À luz do Salmo 1, vejamos o que é a felicidade, ou vejamos quem é a pessoa feliz. Segundo o salmista é feliz:

I. QUEM TEM A DIREÇÃO CERTA.
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite”.(v.1-2). A primeira orientação do salmista àquele ou aquela que é verdadeiramente feliz é sobre a direção de nossa vida. No verso 1, é descrito aquilo que a pessoa feliz não faz, qual direção ela não deve tomar. A pessoa feliz não segue, não imita e não se assenta. Há nessa descrição um crescimento progressivo, sempre piorando, o caminho do pecado vai nos levando pouco a pouco a caminhos de morte.
O salmista faz um alerta, precisamos abandonar esta direção de morte, este caminho do pecado.
* Não seguir o conselho dos ímpios. O homem temente a Deus haverá de rejeitar os conselhos do mundo, e quem tem discernimento destas coisas, estará cuidando de si mesmo ao fazer isto!
Não sei se você já ouviu falar sobre a história do rei Roboão?  Ele era filho do rei Salomão.  E quando seu pai morreu, ele foi escolhido para suceder o trono.  E a  Bíblia diz que primeiramente ele foi buscar conselhos com os mais velhos e estes deram o seguinte conselho: “Eles responderam: "Se hoje fores um servo deste povo e servi-lo, dando-lhe uma resposta favorável, eles sempre serão teus servos". (I Reis 12.7).
Mas Roboão rejeitou o conselho dos mais velhos e mandou chamar os Jovens com os quais ele havia crescido e foi ouvir os conselhos deles. E os moços deram o seguinte conselho: “Os jovens que haviam crescido com ele responderam: "A este povo que te disse: 'Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve', dize: Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.” (I Reis 12.10)
E a Bíblia diz que Roboão “desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo, como os jovens o haviam aconselhado...”    O resultado deste conselho foi um desastre:  O reino foi dividido em duas partes e Roboão quase foi morto...
- MORAL DA HISTÓRIA:  Precisamos de discernimento ao buscar conselhos e sempre compará-los com a Palavra de Deus.
* Não imita a conduta dos pecadores. - OU seja, você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo.  Falar do jeito que todo mundo fala... ser clone das outras pessoas. DEUS fez você na sua particularidade e você tem a sua individualidade. Como é difícil ser uma pessoa sem personalidade:  “Eu faço porque todo mundo está fazendo...”.
* Nem se assenta na roda dos zombadores. Você se lembra que algum tempo atrás, no caso do trote dos estudantes de Medicina da USP, quando um calouro morreu afogado na piscina, tenho certeza que nenhum deles sozinho teria feito aquilo:   todos eles separadamente seriam incapazes de matar alguém....  mas no meio da multidão ninguém se responsabiliza....
- Às vezes é isso que acontece nos jogos de futebol quando grupos de torcedores entram em brigas. As pessoas perdem o respeito para com os seres humanos e coisas terríveis acontecem...
- Você se lembra quando JESUS estava entrando em Jerusalém antes da Páscoa?  Todo mundo estava alegre e gritando:  “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.,  mas poucos dias depois aquela mesma multidão estava gritando:  “Crucifica-o...”.  Como era possível uma mudança tão drástica em tão pouco tempo?      Por isso:   “Amigos errados, prejuízo na certa”.
Mas após este alerta, agora o salmista descreve que direção toma a pessoa verdadeiramente feliz, o verso 2 inicia com “Ao contrário...” As pessoas felizes têm a sua satisfação, seu prazer  na lei do Senhor.
(Salmo 119. 1-2 ): "Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do SENHOR! 2 Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!”
É ter a palavra de Deus como regra única e infalível de fé e prática. É ter prazer na Palavra de Deus, servindo a Deus com alegria, não por força, nem por obrigação, mas com contentamento. É experimentar as delícias da palavra.
(Salmo 119.103): "Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!"
O profeta Ezequiel (Ez 3.1-3) foi orientado por Deus a comer do rolo da lei, ao comer ele percebeu que na sua boca era doce como mel. Assim deve ser a Palavra de Deus para nós. (Salmo 119.72): "Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro."
Quando nosso prazer está na Palavra de Deus e nela meditamos de dia e de noite, temos a direção certa.

II. QUEM TEM UMA POSIÇÃO CERTA.
Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (v. 3). Como conseqüência de uma vida dirigida pela Palavra de Deus seremos como uma árvore plantada junto a corrente de águas. Esta expressão nos dá a sensação de estabilidade, firmeza. Uma árvore com raízes profundas que não se deixam levar por qualquer vento, por qualquer tempestade. Ela é regada por muitas águas (Palavra).
(Jeremias 17.7-8): "Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nele está. 8 Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Por estar na posição certa, "junto a corrente de águas", está firme, está alimentada, regada, nutrida. Não podemos jamais nos esquecer de nossa posição em Cristo.
(Efésios 2. 5-6): "deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. 

Quando entendemos nossa posição, quando mantemos nossa posição junto às correntes de águas, nos tornamos frutíferos, (v.3): "Dá fruto no tempo certo”. Deus quer e está fazendo de nós pessoas frutíferas para Ele. - João 15 nos orienta a permanecermos (guardar a posição) na videira que é Jesus. No (v.4) nos ensina que não podemos produzir fruto por conta própria, precisamos da videira. No v. 8, deixa claro que o Pai é glorificado quando damos muito fruto. - Quando mantemos nossa posição, não desfaleceremos, não murcharemos e ainda seremos bem sucedido em tudo o que fizermos, a exemplo de José. (Gênesis 39.3).
É verdadeiramente feliz quem toma consciência de sua posição em Cristo e mantém firme esta posição, bebendo da água da vida junto à fonte, em toda sua vida.

III.QUEM TEM UM FUTURO CERTO.
Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. Mas também é feliz que tem um futuro certo. “Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. 5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 6 Pois o SENHOR aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” (vv. 4-6).
Quanta preocupação, quanta ansiedade a respeito do futuro. Como será o dia de amanhã?
Uma grande notícia, uma notícia que nos faz muito felizes, verdadeiramente felizes, temos um futuro certo. (II Timóteo 1.12): "...porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia."
Ao contrário daqueles que não estão em Cristo (ímpios), os que praticam a impiedade, os que não prevalecerão no dia do juízo, temos um futuro certo. O salmista trabalha fortemente o contraste desta pessoa ímpia com a pessoa feliz. (vs. 4 a 6) - V. 6 nos garante que o Senhor conhece o caminho dos justos, daqueles que foram justificados pela fé em Cristo (Rm 5.1).
Não precisamos temer pelo dia de amanhã, a cada dia basta seu próprio mal (Mt. 6.34), temos plena confiança em Deus que cuida de nós. Não se trata de triunfalismo, mas de convicção nas promessas de Deus, que mesmo em tempos difíceis, de lutas ou tempestades nosso futuro está nas mãos de Deus.
(Romanos 8. 38-39):  "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Que alegria, que felicidade, temos um futuro garantido pelo próprio Jesus. Já disse o poeta sacro: "Vivo feliz , pois sou de Jesus, e já desfruto o gozo da luz!". (Fanny Jane Crosby).
Temos esta certeza desta segurança, temos um futuro certo.


CONCLUSÃO:

Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. Mas também é verdadeiramente feliz que tem um futuro certo. - Toda esta felicidade é para nós, e é lícito desfrutarmos dela. Mas esta felicidade nos traz também uma responsabilidade. Muitos estão tristes à nossa volta, perdidos, sem paz, sem direção, sem posição ou perspectiva de um futuro com Deus.
Nossa missão é sermos sal da terra e luz no mundo para contagiarmos através dos relacionamentos, o mundo todo com a verdadeira felicidade.
Há uma incessante busca pela felicidade! Todos querem ser felizes, até mesmo aqueles que estão vivendo em situações as mais adversas! O Novo Testamento nos diz onde se encontra a verdadeira felicidade: se encontra na pessoa de Jesus Cristo.
Quando conhecemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, conhecemos e desfrutamos do significado e propósito desta vida. O que você precisa para ter uma vida feliz e abençoada é de um encontro transformador com Jesus. Tenha hoje um encontro pessoal com Cristo pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ MEUS AMIGOS E IRMÃOS EM CRISTO!!!
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO SOBRE AS POSTAGENS, COLOQUE TAMBÉM O SEU EMAIL PARA QUE POSSAMOS ENTRAR EM CONTATO.
MUITO OBRIGADA
RAQUEL GOMES