4 de outubro de 2011

FOGE DA MULHER ESTRANHA (BABILÔNIA)

Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Sérgio Luis dos Santos



Provérbios 7
5 para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com palavras.
6 ¶ Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu,
7 vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo,
8 que passava pela rua junto à sua esquina e seguia o caminho da sua casa,
9 no crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite.
10 E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, com enfeites de prostituta e astuto coração.
11 Esta era alvoroçadora e contenciosa, e não paravam em casa os seus pés;
12 ora pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos,
13 aproximou-se dele, e o beijou, e esforçou o seu rosto, e disse-lhe:
14 Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
15 Por isso, saí ao teu encontro, a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
16 Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas com linho fino do Egito;
17 já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
18 Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores.
19 Porque o marido não está em casa, foi fazer uma jornada ao longe.
20 Um saquitel de dinheiro levou na sua mão; só no dia marcado voltará a casa.
21 Seduziu-o com a multidão das suas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o persuadiu.
22 E ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões,
23 até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida.
24 ¶ Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e estai atentos às palavras da minha boca;
25 não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas;
26 porque a muitos feridos derribou; e são muitíssimos os que por ela foram mortos.
27 Caminhos de sepultura é a sua casa, os quais descem às câmaras da morte.

Introdução: Temos aqui nesse texto de provérbios uma mulher que nos serve de figura da igreja. Mas, não daquela igreja gloriosa e sim de uma igreja apóstata. Uma igreja que não serve mais aos propósitos do seu Senhor e sim aos seus próprios. Uma igreja que deixou de ser serva e passou a ser senhora.
Isaías 47:5 Assenta-te calada e entra nas trevas, ó filha dos caldeus, porque nunca mais serás chamada senhora de reinos.

1 – v.5 – Mulher alheia – É aquela que pertence a outro marido. É tempo de ficarmos atentos porque nem tudo o que tem aparência de igreja é realmente uma igreja. Temos que examinar o seu caráter.


2 – O caráter – Jesus disse que pelo caráter, ou seja, pelos frutos conheceremos a árvore. Ninguém se iluda com belas palavras, nem com manifestações espirituais. O tempo em que vivemos inspira cuidados.
Mateus 24:24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

O caráter da igreja não pode ser o caráter do mundo. Não pode ser o caráter da moda.
a – Estranha – v.10a – Não é uma pessoa conhecida e reconhecida. Isso fala de uma igreja que não é a igreja da aliança.
Efésios 2:12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

b – Astuto Coração – v.10b - Habilidade em enganar; lábia, solércia, manha, artimanha, ardil. Finura, malícia, sagacidade.

c – Alvoroçadora – v.11a – Agitadora. Faz muito barulho.

d – Contenciosa – v.11b - Em que há contenção ou litígio. Incerto, duvidoso.
e – Aventureira – v.11c – Não tem meta, não tem visão, não tem direção. Vive se aventurando.

f - Não tem Raiz – v. 12 - Ora pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos.



3 – A sua mensagem – v.5 - Lisonjeia com palavras. (Louvor afetado; adulação, bajulação), v. 21 Seduziu-o com a multidão das suas palavras Essa igreja tem uma mensagem. E não existe nada mais destruidor do que uma igreja com uma mensagem errada. Mensagens que se encaixam perfeitamente nas paixões de cada um. Mensagens que agradam os homens e desagradam a Deus.
2 Timóteo 4:3 Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;



4 – O tempo em que essa igreja opera com mais intensidade – v.9 - No crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite. Quando o dia vai declinando. Quando a noite vai chegando. Esse é exatamente o tempo em que vivemos.
1 Ts 5:5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

Tempo de apostasia, de rebelião contra Deus. Tempo de imoralidade, de injustiça. Tempo do fim.


5 – Sua estratégia – v.10 – Enfeite de prostituta – Esse é o espírito de Absalão. Esse espírito atrai com sedução. Pompa, beleza, sensualidade. Coisas que enchem os olhos, mas não podem satisfazer o espírito.


6 – Sua Missão – Essa igreja não está parada. Ela não está dormindo. Ela dorme do que diz respeito às coisas de Deus. Mas, ela tem uma missão, ir por todo o mundo seduzindo as almas com os seus enganos.

7 – Falsa Adoração – v. 14a - Sacrifícios pacíficos tenho comigo - Essa igreja gosta de andar sempre na moda. Se a moda é batalha espiritual você vai ela ver fazendo isso. Se a moda é orar em línguas você vai ver isso também. Se a moda é adoração, é claro que ela não vai querer ficar por trás. Ela tem a aparência exata da verdadeira igreja, mas não tem a essência da verdadeira igreja que é Cristo. Tem pessoas que pensam que adoração é cantar as músicas evangélicas da moda. Todos agora querem ter “ministério de adoração”. Poucos querem ser de fato adoradores. Eu sou adoração ao Senhor.



8 - Falsa Obediência – v. 14b - Hoje paguei os meus votos – A Palavra de Deus nos adverte acerca dessa aparência de obediência.
2 Timóteo 3:5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


9 – Cobertura Espiritual – v. 16 Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas com linho fino do Egito – A cobertura espiritual dessa igreja é o Egito, o mundo. O linho fino são as justiças dos santos, diz a Bíblia. No entanto, esta igreja está vestida com linho do fino Egito. Isso significa que o seu senso de justiça é o mesmo que rege este mundo. Fazendo o certo de errado e errado de certo.

10 – Unção Contaminada - v. 17 Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela – Você pode até sentir o perfume, mas pode ter certeza, essa unção está contaminada. Por quê? Porque a igreja verdadeira não se perfuma, a igreja verdadeira é perfumada pelo Seu Senhor. Todo perfume na igreja que não dado pelo Senhor é um perfume falsificado. E qual a razão de alguém usar algo falsificado? É para iludir as pessoas ao seu redor.

11 – Prazer e Alegria – v. 18 Vêm, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores – Muitas pessoas hoje só querem “adrenalina espiritual”, não querem compromisso. Querem “curtir” a presença de Deus. É claro que é muito gostoso desfrutar da presença do nosso Deus. No entanto, muitos não querem nenhum compromisso com o Senhor e só andam em busca das emoções. E, essa igreja corrompida é só o que sabe dar, falsas emoções, falsa alegria. Falsa porque não são produzidas por um relacionamento verdadeiro com Deus e sim de mero desejo sensual.

12 - Meu Marido vai demorar em voltar – vs.19-20 - Porque o marido não está em casa, foi fazer uma jornada ao longe. Um saquitel de dinheiro levou na sua mão; só no dia marcado voltará a casa – Aproveita que o marido não está para praticar a mais alta traição.
Lucas 12
45 Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.


13 – Laços, Prisão e Morte – vs.22-23 - E ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões. Até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida.

Esse é o destino daqueles que se deixam seduzir por uma igreja assim. Parece que está tudo bem. Há certa alegria, há cânticos, há doutrinas, etc. No entanto o fim é ficar preso no laço do diabo, a escravidão e a morte.


14 – Condenação – v.26 - porque a muitos feridos derribou; e são muitíssimos os que por ela foram mortos.

Por tudo o que há nessa igreja, uma mensagem encantadora e mentirosa, uma unção contaminada, o resultado não podia ser outro. Os feridos são derrubados e não restaurados.

15 – Congregação da morte – v.27a - Caminhos de sepultura é a sua casa, - Um lugar que tem por finalidade levar as pessoas a Cristo estabelece um concerto com a morte e é para lá que leva as pessoas. Não existe engano maior do que você ter certeza de que está em Cristo quando na verdade o que tem é uma mera religião estabelecida nos conceitos dos homens. Ali se torna uma congregação de morte.

16 – Portal para o inferno – v.27b - os quais descem às câmaras da morte.


17 – Foge Dela Povo Meu – v. 24 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e estai atentos às palavras da minha boca –

a)– Dar ouvidos à Palavra de Deus
b)– Estar atento, vigiar
c)– Não seguir o seu próprio coração
d)– Não seguir as veredas estabelecidas pelo inimigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ MEUS AMIGOS E IRMÃOS EM CRISTO!!!
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO SOBRE AS POSTAGENS, COLOQUE TAMBÉM O SEU EMAIL PARA QUE POSSAMOS ENTRAR EM CONTATO.
MUITO OBRIGADA
RAQUEL GOMES