30 de novembro de 2011

ESTUDO 03 - TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS

Nosso temperamento é parte permanente da nossa personalidade, e ele ficará conosco do começo ao fim de nossa vida. Ele poderá modificar-se um pouco durante certos períodos de nossa vida, à medida que amadurecemos, passando da infância à juventude, e daí para a vida adulta. O temperamento explica nosso comportamento, mas não deve servir de desculpas para ele. Sendo parte de nossa natureza humana, ele deve ser controlado por nosso espírito (Gn 4:7; 1 Co 9:25). Os temperamentos básicos não se modificam. Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reorientados e até corrigidos com o auxílio do Espírito Santo. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem como nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do Espírito Santo para superar estas fraquezas. A idéia de reconhecer os pontos positivos e negativos de cada temperamento ajuda-nos a compreender a nós mesmos e aos outros, de forma bem melhor. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento controlado pelo Espírito Santo.
CARACTERES DO TEMPERAMENTO
O temperamento é inato: a criança já nasce com um determinado temperamento, embora este muito tarde se manifeste. O temperamento é mais profundo do que nossa consciência. É um poder inconsciente que opera sem cessar e automaticamente. Porque o temperamento tem sua raiz em nossa subconsciência, tem um efeito inevitável em nossa vida consciente, em nossas emoções, intelecto e vontade.
O temperamento é imutável: não só a pessoa já nasce com um tipo de temperamento como também este a acompanha até a morte. E não é possível transformar-se o temperamento de um indivíduo nem pela medicina, nem pelo exercício físico e nem pela educação. Ninguém pode transformar seu temperamento, mas pode dominá-lo, pode controlar-se, de maneira a não se deixar levar pelos seus primeiros impulsos temperamentais.
TIPOS PSICOLÓGICOS
Um psicólogo chamado Jung se preocupou em estudar a comunicação entre as pessoas a fim de que possamos nos orientar melhor dentro dos quadros de referência do outro. Na sua experiência do dia a dia, ele percebeu que a presença do seu próximo é um desafio constante. O ouro não é tão semelhante a nós conforme desejaríamos. Não é raro ouvir o marido irritado dizer que não entende a esposa e a mãe queixar-se de absolutamente desconhecer a própria filha. Também nas relações de amizade e de trabalho surgem freqüentes desentendimentos que deixam cada pessoa perplexa face às reações do outro.
Jung descobriu duas atitudes básicas no comportamento do homem que estão intrinsecamente ligadas ao temperamento. Estas atitudes são: INTROVERSÃO E EXTROVERSÃO.
Na Introversão incluem-se os melancólicos e fleumáticos. Na extroversão incluem-se os sangüíneos e coléricos.
Introversão e extroversão são ambas as atitudes normais. A introversão em grau elevado torna-se patológico, da mesma forma que a extroversão excessiva também será característica de estado mórbido.

27 de novembro de 2011

E.B.D ESTÁ EM DESUSO...QUAL A SUA OPINIÃO E POSIÇÃO?

Desuso é a falta de uso, de hábito ou de costume. Muitas coisascaem pelo desuso. A moda, por exemplo, é estritamente ligada ao desenvolvimento social de uma época que determina o uso e o desuso.

A mudança dos paradigmas é o efeito da 'mudança da consciência social'  dos ideais de uma sociedade.

A maioria das pessoas (me incluo entre elas) não se importa em abandonar hábitos antiquados e inúteis para aderir a novos costumes, desde que úteis. A utilidade, aliada à novidade, estimulam o desuso de hábitos imprestáveis.

Hoje temos deixado de vicer alguns princípios bíblicos e aderimos novos princípios, humanistas, relacionados a esse tempo em que vivemos a famosa pós-modernidade. Resultado: a união homoafetiva agora é reconhecida como união estável. Um escárnio em se tratanto de ortodoxia cristã. Uma família somente pode ser constituída por um homem e uma mulher, mas, como o príncipe deste mundo ainda governa... isso então é possível.

Não me assusta a institucionalização do pecado ou a apostasia desse tempo.

 Incomoda-me, no entanto, ver que muitos irmãos, e até líderes cristãos, têm abandonado os bons hábitos que apreendemos com nossos antepassados, deixando de ler, ensinar e manejar bem a Palavra de Deus e de se contrapor aos hábitos mundanos.

Em especial: a Escola Bíblica Dominical - EBD.

Nenhum culto pode substituir a substância espiritual que adquirimos através do estudo sistemático da Palavra de Deus. A Escola Bíblica Dominical é o meio mais fácil e acessível, pois contempla todas as faixas etárias, desde a criança ao adulto.

Sou frequentadora da EBD a muitos anosa mai e pude ouvir varios dos discursos utilizados pelas pessoas que não a frequentam: "é o único dia que tenho para descansar"; "é o dia da família"; "tenho que fazer o almoço"; "tem F1"; "meu marido não vem"; " a EBD não é mais a mesma"; "não tem bons professores"; "a EBD é uma instituição falida", etc...etc..

O dano de se deixar de aprender sistematicamente a Bíblia é revelado pelo próprio Senhor Jesus: "Meu povo perece por falta de conhecimento" - Mt 22.29.

Vale a pena correr o risco de naufragar na fé?

Saiba que o conhecimento deve ser exercitado, pois o exercício traz a excelência. A cada dia sem o exercício menos saberá. E, quando o assunto é Deus, todos somos alunos que buscamos a mente de Cristo.

Pior que aqueles que se acham sábios e auto-suficientes são aqueles que são guiados por "revelações". Até o diabo cita as Escrituras quando lhe convém (Willian Sheakespeare). Ter conhecimento é dever de todo cristão, pois nosso inimigo tem enganado muitos com heresias e falsas doutrinas.

Temos o desejo de que a maioria das pessoas participe da EBD, que tenha mais conhecimento e sabedoria, ainda que isto envolva mudar o hábito do domingo.

A EDB está em desuso para você e sua família? Seu filho tem alguma chance de aprender a Palavra de Deus?

Não abandone os bons costumes que aprendemos com nossos patriarcas. Lute contra as circunstâncias que te afastam de prosseguir em conhecer mais o Senhor teu Deus.

ESTUDO 02 - TIPOS DE TEMPERAMENTOS

As pessoas podem ser classificadas em quatro grupos de temperamentos: SANGUÍNEO, MELANCÓLICO, COLÉRICO e FLEUMÁTICO.

SANGUÍNEO
Qualidades – Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.
Defeitos – Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.

MELANCÓLICO
Qualidades – Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.
Defeitos – Egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível.

COLÉRICO
Qualidades – Enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.
Defeitos – Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.

FLEUMÁTICO
Qualidades – Calmo, tranqüilo, cumpridor de deveres, eficiente, conservador, pratico, líder, diplomata, bem-humorado.
Defeitos – Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado.

Deus quer usá-lo como você é:

- Se você é sangüíneo, use sua habilidade de comunicação para falar do reino de Deus.
- Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicação ao Reino de Deus.
- Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurreto.
- Se você é Fleumático, use seu amor sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.

Deus nos fez como somos. Seja o que você é, e apenas canalize para Deus o seu temperamento.

*Fonte: http://www.picarelli.com.br/mensagens/mens180603c.htm


23 de novembro de 2011

ESTUDO 01 - TEMPERAMENTOS

Durante estas próximas semanas estaremos estudando sobre Temperamentos, um tema muito importante para que possamos conhecer a nós mesmos e conhecer o nosso próximo e muitas vezes entender alguns comportamentos e atitudes as quais muitas vezes são mal compreendidas.
 Antes de começar os nossos estudos gostaria que preenchesse um formulário para descobrir qual é o seu temperamento predominante e qual os frutos do Espírito Sando precisa ser trabalhado com mais atenção na sua vida..







17 de novembro de 2011

ALMOÇO DA COMUNHÃO


Teremos nosso último “almoço da Comunhão” de 2011 no domingo dia 11/12/2011.
Estamos convidado você e sua família para estar conosco, pois neste mesmo dia estaremos, também, celebrando o “Dia da Bíblia”, comemorado sempre no 2º domingo de dezembro.
Iniciaremos a celebração as 9:00 hs na EBD e teremos no culto matitino com participações especiais em comemoração a este dia tão importante em nossas vidas.
O almoço será servido logo após ao termino do culto e será um almoço com um cardápio “Natalino”.

Você poderá fazer a sua reseva para o almoço com a Silvia Guerra, Raquel Gomes ou na secretaria da igreja com a Rosana Bozza até dia 07/12 ou através do blog.

CLIQUE ABAIXO PARA ABRIR O FICHA DE RESERVA

Teremos algumas surpresas neste almoço.

Deus abençoe a sua vida e de sua família.

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre
a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.
É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o
SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.” (Sl 133:1-3)