24 de outubro de 2011

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NA OBRA DO SENHOR



I - INTRODUÇÃO
Produtividade: Visa através da técnica do aprimoramento da mão de obra, aumentar a produção.

1. Seria tudo isto modernismo?
Ao analisarmos esta busca pela produtividade e pela qualidade temos a sensação de que isto é fruto da modernidade, mas não é. A Palavra de Deus mostra ao longo da história de Gênesis a Apocalipse, uma busca total pela produtividade e uma cobrança do Senhor quanto a qualidade dos serviços que prestamos. A parábola dos talentos é uma prova do que agora afirmo. (Mt. 25.14-30)

2. Aplicaria isto à igreja de Jesus ?
O autor de Hebreus diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Heb. 13.8), e daí para frente vamos analisar a obra do Senhor à luz da Sagrada Escritura e com certeza chegaremos à uma única conclusão, o que os grandes administradores em todo o tempo fizerem foi simplesmente por em prática maneiras e métodos empregados na Bíblia.
Seria conveniente que cada obreiro ou obreira, lesse este trabalho em total espírito de oração para que a palavra de Deus, que é viva e eficaz, cortante como espada de dois gumes, (Heb. 4.12) possa produzir em seu coração os frutos necessários.

3.Qualidade na obra do Senhor
"Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." (Jr 48.10b)
Durante todo o processo da criação o Senhor ao terminar a sua obra, usava a expressão: "e viu o Senhor que era bom", (Gn. 1. ) No entanto ao fazer o homem viu o Senhor que a sua obra era muito boa (Gn. 1.31) estava aí a qualidade total.
No desejo de que a qualidade prosperasse Deus tomou, pois, ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar (Gn. 2.15), e com o intuito de maior qualidade, colocou ao seu lado uma companheira, que a Bíblia chama de auxiliadora idônea. (Gn. 2.18).
Infelizmente temos visto obreiros querendo fazer a obra sozinhos. Ficam fatigados, estressados, perdem o dia para descanso, e faz a obra de forma relapsa. É necessário buscar o auxílio do grande e bom Ajudador que foi prometido para ficar conosco para sempre (João 14.16).
II - A PRODUÇÃO
"…Vos designeis para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça…" (João 15.16b)
Ora, nossa produção é dar fruto e a qualidade é que este fruto permaneça. Temos visto cultos mal dirigidos (folhas), sermões mal preparados e sem a unção do Espírito Santo. Pregadores preocupados com a igreja cheia, mas sem preocupação com a salvação das almas (folhas). Jesus não quer folhas, Jesus quer fruto. (Mt. 21.19)
Mas só há uma maneira de produzir, com eficiência e qualidade total, e esta forma de produção eficaz o mestre citou no capítulo 15 do Evangelho de João.

1. Igrejas com portas trancadas, Igrejas medrosas
"Trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhe: Paz seja convosco". (João 20.19)
Os discípulos logo após a ascensão do nosso Senhor aos céus, havia entre eles medo dos judeus, e apenas se reuniam a portas trancadas, era como muitas igrejas hoje que com grandes templos, embora as portas pareçam abertas, estão fechadas, porque seu líder está satisfeito com um número restrito de membros e com medo de não saber fazer a obra, medo de não saber falar, medo de ser argüido na evangelização e não saber responder. "eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt. 28.20).
III - O SEGREDO DA QUALIDADE.
"Permanecei pois na cidade até que do alto sejais revestidos de poder". (Lucas 24.49)
Foi ao receber poder que a multidão dos que criam passou a ser um só coração e uma só alma (Atos 4.32). Por causa do poder do Espírito Santo o lugar onde os apóstolos reuniam para orar tremia (Atos 4.31), havia sinais e prodígios e os que mentiam para o Senhor caiam mortos. (Atos 5)
Hoje a igreja quer fazer a obra sem receber poder do alto, e o resultado tem sido fracasso total. Igrejas às vezes até cheias, mas de vidas derrotadas, pessoas que cantam bonito, e com sorriso falso nos lábios, verdadeiros sepulcros caiados. Igreja onde falta o poder do testemunho.
IV - A ESSÊNCIA DA QUALIDADE
A essência da produção dos obreiros é permanecer no Senhor, é coisa lá de cima (Col. 3.2) Falar sempre entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais e louvando de coração ao Senhor (Efésios 5.19). Quando isto acontece temos poder, e daremos fruto. Mas sem isto nada podemos fazer, e ficamos como que esmurrando o ar (I Cor. 9:26).
Quem permanece em Jesus trabalha com causa definida, com alvo e objetivos a serem atingidos, e empenha por alcançá-los.
V- O TEMPO E A PRODUTIVIDADE Efésios 5.16
O tempo passa rapidamente, e um minuto perdido não volta mais. É necessário ser objetivo, fazer bem feito, para não ter que fazer de novo. Paulo compreendendo esta situação advertiu: "Pregue, insista, quer seja oportuno, quer não…" (II Tm. 4.2)
Um obreiro afim de ganhar almas evangeliza no caminho para o trabalho, nos passeios em cada minuto aspira a salvação de salvas.
Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou (II Tm. 2.4).
VI - PRODUZIR LIBERDADE
No Antigo Testamento a ação libertadora de Deus, serve como referência a toda seqüência da vida cristã. O êxodo do Egito (a saída da servidão), Deus arranca seu povo da dura escravidão econômica, política, cultural e religiosa para o constituir povo de propriedade exclusiva, nação santa, sacerdócio real (I Pedro 2.9). Deus quer ser adorado por homens livres.
Nunca houve na face da terra, homens, estadistas famosos, ninguém tão preocupado com a liberdade do homem como o Senhor nosso Deus. No passado libertou seu povo Israel, e ao longo da história atuou de maneira à conservá-lo livre. Veio Jesus, e a liberdade deixou de ser do povo, para ser uma liberdade individual onde o Espírito Santo atua nos corações dos homens e os torna verdadeiramente livres. (Jo 8.32)
VII - DISCERNINDO A OBRA
"Porque os que se inclinam para a carne cogitam das cousas da carne, mas os que se inclinam para Espírito, das cousas do Espírito". (Rom. 8.5)
Na busca para produzir mais, com qualidade, deparamos com crentes descompromissados com a obra do Senhor, crentes que se dizem até batizados com Espírito Santo, mas andam na carne sem cogitar das cousas espirituais. Pode, alguém que tem o Espírito de Deus, não fazer a vontade de Deus? Sabes que terás que prestar contas a Deus por todos os teus atos? Vamos portanto, trabalhar na obra do Senhor com Qualidade.

6 de outubro de 2011

Ser Usado X Ser Aprovado



 Eu não quero somente ser usada por Deus. Quero ser aprovada!Talvez você se assuste com tal afirmação. Continue lendo e permita-me explicar-lhe melhor.


Existe uma grande diferença entre ser usado por Deus e ser aprovado por Deus. É uma diferença tão grande, que chega a ser assustadora. Mateus 7:21-23 nos mostra uma cena onde Jesus tem um diálogo com pessoas que foram USADAS para operar milagres e maravilhas em Nome de Jesus. Leia cuidadosamente cada palavra, mesmo que você já conheça o texto. Lembre-se que os detalhes é que contém o tesouro escondido nessa passagem tão pouco pregada.


“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.


Talvez sua primeira reação seja: “Ah, eu já conheço este texto”; (esse é o erro de muitos cristãos hoje em dia). Mas Jesus, falando aos discípulos, lhes disse que esta cena aconteceria. E o mais assustador: Jesus não falou que alguns lhe dirão isto. Ele disse que muitos, naquele dia, lhe questionarão sobre os seus feitos, usando como argumento o fato de terem sido USADOS por Deus.


E o que isso tem a ver com instrumentistas, cantores, artistas plásticos, dançarinas, dentre 


Ás vezes você está ministrando ao coração de Deus, quer seja tocando, cantando ou através de qualquer outra forma, já citada. E você consegue ver o agir de Deus. Você pode sentir o mover do Espírito Santo. Talvez você esteja fazendo algo e vendo as pessoas sendo abençoadas, curadas, restauradas. E então você vai embora pensando: “Que benção! Deus me usou!”. Mas o fato de Deus ter usado você (no caso, um vaso, canal para o Espírito Santo), não significa que tudo está bem dentro do seu coração! Infelizmente esta é a verdade e não conheço uma forma mais clara de dizê-la. Ser usado não significa ser aprovado. Talvez você pense: “Mas Deus não usa um vaso que não está santificado!” Deus USOU Faraó! Ele mesmo disse que o usaria para levantar Seu Nome e mostrar a Sua Glória! Deus usou Nabucodonozor! Deus usou a famosa mula de Balaão! Então, Deus usa sim! Você também já deve ter ouvido histórias em que pessoas incrédulas, iníquas, são ‘usadas’ por Deus para até mesmo falar com ‘cristãos’ que infelizmente não têm dado ouvidos a Deus. Deus usa incrédulos! Deus usa quem Ele quer!


No texto de Mateus, é inquestionável o fato de que aquelas pessoas tenham sido usadas por Deus. Elas operaram muitos milagres. Elas curaram. E não foi no nome delas mesmas. Foi no Poderoso Nome de Jesus. E aqueles que foram curados, receberam milagres, libertação de espíritos malignos pelo poder de Deus foram ricamente abençoados. E talvez saíram pensando: ‘Puxa! Fulano é uma benção! Deus o usou na minha vida para que eu fosse liberto, curado, etc’. Repito que ser USADO por Deus não significa que seu coração está correto perante o Espírito Santo, que tudo vê e tudo sonda.


Quando Deus te usa e pessoas são abençoadas, nunca é por sua causa, porque você ‘orou o suficiente’, ‘jejuou o suficiente’, etc... Sempre é por dois motivos: primeiro porque Ele é fiel à Palavra Dele, e segundo, por misericórdia das pessoas às quais você ministra; Ele honra aqueles que estão ali, sedentos para receber de Deus! Vemos pastores, ministros, etc, que são tremendamente usados por Deus e saem achando que são os mais ungidos!


Deus tem martelado esta palavra em minha mente: SER USADO NÃO QUER DIZER SER APROVADO.


Acredito que quando somos aprovados, conseqüentemente somos usados por Deus, pois estamos levando uma vida reta diante dos olhos do Senhor. Mas o contrário nem sempre é verdade. Ser usado não quer dizer que somos aprovados.


Paulo, em sua carta a Timóteo, deixa um conselho extremamente sábio e útil para nossas vidas nos dias de hoje. Ele não disse para que Timóteo se apresentasse a Deus como alguém USADO. Ele disse:


“Procura apresentar-te a Deus APROVADO, como obreiro que não tem de que se envergonhar...” (II Tm. 2:15).


Por isso concluo, dizendo que não quero somente ser USADA para ser benção na vida de outras pessoas, usando o precioso Nome de Jesus para operar milagres, e no último dia, ouvir: “Apartai-vos de mim!”. Não é esta a frase que quero ouvir de Deus. E sei que minhas atitudes fora dos ‘holofotes e luzes’, quando ninguém me vê, é que vão determinar qual a reposta que receberei de Deus. Eu quero ouvir: “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25:23).


E para sermos aprovados, temos que seguir os passos de Jesus, irmos para a nossa cruz todos os dias e carregá-la, vivendo de um modo digno do nome que carregamos


“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc. 9:23).


Que o Senhor te abençoe e imprima estas palavras em seu coração sedento!

5 de outubro de 2011

FELICIDADE EM TEMPOS DIFÍCEIS


TEXTO: ( Salmo 1)

TEMA: O Homem Feliz


INTRODUÇÃO:

Hoje o texto escolhido para nossa reflexão espiritual é o salmo primeiro, com o tema felicidade. Em meio a tempos difíceis, em tempos de crise, seja na área social, econômica, política, moral, ética ou outra área de nossas vidas, todos procuramos e desejamos a felicidade. Muitas vezes percebemos as pessoas preocupadas, algumas desanimadas por não terem conseguido atingir os objetivos que traçaram, outras ansiosas descontentes. Ao olharmos para o dicionário de nossa língua encontramos a definição de felicidade como ventura, contentamento, sucesso, bem-estar, boa sorte. Mas será que é só isso?
Onde encontrá-la? Como adquiri-la? Não podemos ir a uma loja, ao supermercado e pedirmos um quilo de felicidade. Alguns dizem que a felicidade não existe, o que existe são momentos felizes. Outros dizem que a felicidade está no dinheiro (se não é a felicidade, manda comprá-la), outros dizem que está na saúde, na família, no sucesso profissional.
A felicidade estaria realmente nestas coisas? É possível ser feliz sem elas? O que é ser feliz? Onde encontrar a felicidade? Estas e tantas outras perguntas estão na mente das pessoas!
O Salmo 1, inicia com a expressão “Como é feliz” , bem-aventurado, ou muito feliz, ou felicíssimo, é mais do que ser feliz, é desfrutar do favor e da graça especiais de Deus. Poderíamos ler assim: É verdadeiramente feliz. À luz do Salmo 1, vejamos o que é a felicidade, ou vejamos quem é a pessoa feliz. Segundo o salmista é feliz:

I. QUEM TEM A DIREÇÃO CERTA.
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite”.(v.1-2). A primeira orientação do salmista àquele ou aquela que é verdadeiramente feliz é sobre a direção de nossa vida. No verso 1, é descrito aquilo que a pessoa feliz não faz, qual direção ela não deve tomar. A pessoa feliz não segue, não imita e não se assenta. Há nessa descrição um crescimento progressivo, sempre piorando, o caminho do pecado vai nos levando pouco a pouco a caminhos de morte.
O salmista faz um alerta, precisamos abandonar esta direção de morte, este caminho do pecado.
* Não seguir o conselho dos ímpios. O homem temente a Deus haverá de rejeitar os conselhos do mundo, e quem tem discernimento destas coisas, estará cuidando de si mesmo ao fazer isto!
Não sei se você já ouviu falar sobre a história do rei Roboão?  Ele era filho do rei Salomão.  E quando seu pai morreu, ele foi escolhido para suceder o trono.  E a  Bíblia diz que primeiramente ele foi buscar conselhos com os mais velhos e estes deram o seguinte conselho: “Eles responderam: "Se hoje fores um servo deste povo e servi-lo, dando-lhe uma resposta favorável, eles sempre serão teus servos". (I Reis 12.7).
Mas Roboão rejeitou o conselho dos mais velhos e mandou chamar os Jovens com os quais ele havia crescido e foi ouvir os conselhos deles. E os moços deram o seguinte conselho: “Os jovens que haviam crescido com ele responderam: "A este povo que te disse: 'Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve', dize: Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.” (I Reis 12.10)
E a Bíblia diz que Roboão “desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo, como os jovens o haviam aconselhado...”    O resultado deste conselho foi um desastre:  O reino foi dividido em duas partes e Roboão quase foi morto...
- MORAL DA HISTÓRIA:  Precisamos de discernimento ao buscar conselhos e sempre compará-los com a Palavra de Deus.
* Não imita a conduta dos pecadores. - OU seja, você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo.  Falar do jeito que todo mundo fala... ser clone das outras pessoas. DEUS fez você na sua particularidade e você tem a sua individualidade. Como é difícil ser uma pessoa sem personalidade:  “Eu faço porque todo mundo está fazendo...”.
* Nem se assenta na roda dos zombadores. Você se lembra que algum tempo atrás, no caso do trote dos estudantes de Medicina da USP, quando um calouro morreu afogado na piscina, tenho certeza que nenhum deles sozinho teria feito aquilo:   todos eles separadamente seriam incapazes de matar alguém....  mas no meio da multidão ninguém se responsabiliza....
- Às vezes é isso que acontece nos jogos de futebol quando grupos de torcedores entram em brigas. As pessoas perdem o respeito para com os seres humanos e coisas terríveis acontecem...
- Você se lembra quando JESUS estava entrando em Jerusalém antes da Páscoa?  Todo mundo estava alegre e gritando:  “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.,  mas poucos dias depois aquela mesma multidão estava gritando:  “Crucifica-o...”.  Como era possível uma mudança tão drástica em tão pouco tempo?      Por isso:   “Amigos errados, prejuízo na certa”.
Mas após este alerta, agora o salmista descreve que direção toma a pessoa verdadeiramente feliz, o verso 2 inicia com “Ao contrário...” As pessoas felizes têm a sua satisfação, seu prazer  na lei do Senhor.
(Salmo 119. 1-2 ): "Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do SENHOR! 2 Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!”
É ter a palavra de Deus como regra única e infalível de fé e prática. É ter prazer na Palavra de Deus, servindo a Deus com alegria, não por força, nem por obrigação, mas com contentamento. É experimentar as delícias da palavra.
(Salmo 119.103): "Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!"
O profeta Ezequiel (Ez 3.1-3) foi orientado por Deus a comer do rolo da lei, ao comer ele percebeu que na sua boca era doce como mel. Assim deve ser a Palavra de Deus para nós. (Salmo 119.72): "Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro."
Quando nosso prazer está na Palavra de Deus e nela meditamos de dia e de noite, temos a direção certa.

II. QUEM TEM UMA POSIÇÃO CERTA.
Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (v. 3). Como conseqüência de uma vida dirigida pela Palavra de Deus seremos como uma árvore plantada junto a corrente de águas. Esta expressão nos dá a sensação de estabilidade, firmeza. Uma árvore com raízes profundas que não se deixam levar por qualquer vento, por qualquer tempestade. Ela é regada por muitas águas (Palavra).
(Jeremias 17.7-8): "Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nele está. 8 Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Por estar na posição certa, "junto a corrente de águas", está firme, está alimentada, regada, nutrida. Não podemos jamais nos esquecer de nossa posição em Cristo.
(Efésios 2. 5-6): "deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. 

Quando entendemos nossa posição, quando mantemos nossa posição junto às correntes de águas, nos tornamos frutíferos, (v.3): "Dá fruto no tempo certo”. Deus quer e está fazendo de nós pessoas frutíferas para Ele. - João 15 nos orienta a permanecermos (guardar a posição) na videira que é Jesus. No (v.4) nos ensina que não podemos produzir fruto por conta própria, precisamos da videira. No v. 8, deixa claro que o Pai é glorificado quando damos muito fruto. - Quando mantemos nossa posição, não desfaleceremos, não murcharemos e ainda seremos bem sucedido em tudo o que fizermos, a exemplo de José. (Gênesis 39.3).
É verdadeiramente feliz quem toma consciência de sua posição em Cristo e mantém firme esta posição, bebendo da água da vida junto à fonte, em toda sua vida.

III.QUEM TEM UM FUTURO CERTO.
Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. Mas também é feliz que tem um futuro certo. “Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. 5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 6 Pois o SENHOR aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” (vv. 4-6).
Quanta preocupação, quanta ansiedade a respeito do futuro. Como será o dia de amanhã?
Uma grande notícia, uma notícia que nos faz muito felizes, verdadeiramente felizes, temos um futuro certo. (II Timóteo 1.12): "...porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia."
Ao contrário daqueles que não estão em Cristo (ímpios), os que praticam a impiedade, os que não prevalecerão no dia do juízo, temos um futuro certo. O salmista trabalha fortemente o contraste desta pessoa ímpia com a pessoa feliz. (vs. 4 a 6) - V. 6 nos garante que o Senhor conhece o caminho dos justos, daqueles que foram justificados pela fé em Cristo (Rm 5.1).
Não precisamos temer pelo dia de amanhã, a cada dia basta seu próprio mal (Mt. 6.34), temos plena confiança em Deus que cuida de nós. Não se trata de triunfalismo, mas de convicção nas promessas de Deus, que mesmo em tempos difíceis, de lutas ou tempestades nosso futuro está nas mãos de Deus.
(Romanos 8. 38-39):  "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Que alegria, que felicidade, temos um futuro garantido pelo próprio Jesus. Já disse o poeta sacro: "Vivo feliz , pois sou de Jesus, e já desfruto o gozo da luz!". (Fanny Jane Crosby).
Temos esta certeza desta segurança, temos um futuro certo.


CONCLUSÃO:

Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. Mas também é verdadeiramente feliz que tem um futuro certo. - Toda esta felicidade é para nós, e é lícito desfrutarmos dela. Mas esta felicidade nos traz também uma responsabilidade. Muitos estão tristes à nossa volta, perdidos, sem paz, sem direção, sem posição ou perspectiva de um futuro com Deus.
Nossa missão é sermos sal da terra e luz no mundo para contagiarmos através dos relacionamentos, o mundo todo com a verdadeira felicidade.
Há uma incessante busca pela felicidade! Todos querem ser felizes, até mesmo aqueles que estão vivendo em situações as mais adversas! O Novo Testamento nos diz onde se encontra a verdadeira felicidade: se encontra na pessoa de Jesus Cristo.
Quando conhecemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, conhecemos e desfrutamos do significado e propósito desta vida. O que você precisa para ter uma vida feliz e abençoada é de um encontro transformador com Jesus. Tenha hoje um encontro pessoal com Cristo pela fé.

4 de outubro de 2011

FOGE DA MULHER ESTRANHA (BABILÔNIA)

Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Sérgio Luis dos Santos



Provérbios 7
5 para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com palavras.
6 ¶ Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu,
7 vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo,
8 que passava pela rua junto à sua esquina e seguia o caminho da sua casa,
9 no crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite.
10 E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, com enfeites de prostituta e astuto coração.
11 Esta era alvoroçadora e contenciosa, e não paravam em casa os seus pés;
12 ora pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos,
13 aproximou-se dele, e o beijou, e esforçou o seu rosto, e disse-lhe:
14 Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
15 Por isso, saí ao teu encontro, a buscar diligentemente a tua face, e te achei.
16 Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas com linho fino do Egito;
17 já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela.
18 Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores.
19 Porque o marido não está em casa, foi fazer uma jornada ao longe.
20 Um saquitel de dinheiro levou na sua mão; só no dia marcado voltará a casa.
21 Seduziu-o com a multidão das suas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o persuadiu.
22 E ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões,
23 até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida.
24 ¶ Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e estai atentos às palavras da minha boca;
25 não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas;
26 porque a muitos feridos derribou; e são muitíssimos os que por ela foram mortos.
27 Caminhos de sepultura é a sua casa, os quais descem às câmaras da morte.

Introdução: Temos aqui nesse texto de provérbios uma mulher que nos serve de figura da igreja. Mas, não daquela igreja gloriosa e sim de uma igreja apóstata. Uma igreja que não serve mais aos propósitos do seu Senhor e sim aos seus próprios. Uma igreja que deixou de ser serva e passou a ser senhora.
Isaías 47:5 Assenta-te calada e entra nas trevas, ó filha dos caldeus, porque nunca mais serás chamada senhora de reinos.

1 – v.5 – Mulher alheia – É aquela que pertence a outro marido. É tempo de ficarmos atentos porque nem tudo o que tem aparência de igreja é realmente uma igreja. Temos que examinar o seu caráter.


2 – O caráter – Jesus disse que pelo caráter, ou seja, pelos frutos conheceremos a árvore. Ninguém se iluda com belas palavras, nem com manifestações espirituais. O tempo em que vivemos inspira cuidados.
Mateus 24:24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

O caráter da igreja não pode ser o caráter do mundo. Não pode ser o caráter da moda.
a – Estranha – v.10a – Não é uma pessoa conhecida e reconhecida. Isso fala de uma igreja que não é a igreja da aliança.
Efésios 2:12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

b – Astuto Coração – v.10b - Habilidade em enganar; lábia, solércia, manha, artimanha, ardil. Finura, malícia, sagacidade.

c – Alvoroçadora – v.11a – Agitadora. Faz muito barulho.

d – Contenciosa – v.11b - Em que há contenção ou litígio. Incerto, duvidoso.
e – Aventureira – v.11c – Não tem meta, não tem visão, não tem direção. Vive se aventurando.

f - Não tem Raiz – v. 12 - Ora pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos.



3 – A sua mensagem – v.5 - Lisonjeia com palavras. (Louvor afetado; adulação, bajulação), v. 21 Seduziu-o com a multidão das suas palavras Essa igreja tem uma mensagem. E não existe nada mais destruidor do que uma igreja com uma mensagem errada. Mensagens que se encaixam perfeitamente nas paixões de cada um. Mensagens que agradam os homens e desagradam a Deus.
2 Timóteo 4:3 Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;



4 – O tempo em que essa igreja opera com mais intensidade – v.9 - No crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite. Quando o dia vai declinando. Quando a noite vai chegando. Esse é exatamente o tempo em que vivemos.
1 Ts 5:5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

Tempo de apostasia, de rebelião contra Deus. Tempo de imoralidade, de injustiça. Tempo do fim.


5 – Sua estratégia – v.10 – Enfeite de prostituta – Esse é o espírito de Absalão. Esse espírito atrai com sedução. Pompa, beleza, sensualidade. Coisas que enchem os olhos, mas não podem satisfazer o espírito.


6 – Sua Missão – Essa igreja não está parada. Ela não está dormindo. Ela dorme do que diz respeito às coisas de Deus. Mas, ela tem uma missão, ir por todo o mundo seduzindo as almas com os seus enganos.

7 – Falsa Adoração – v. 14a - Sacrifícios pacíficos tenho comigo - Essa igreja gosta de andar sempre na moda. Se a moda é batalha espiritual você vai ela ver fazendo isso. Se a moda é orar em línguas você vai ver isso também. Se a moda é adoração, é claro que ela não vai querer ficar por trás. Ela tem a aparência exata da verdadeira igreja, mas não tem a essência da verdadeira igreja que é Cristo. Tem pessoas que pensam que adoração é cantar as músicas evangélicas da moda. Todos agora querem ter “ministério de adoração”. Poucos querem ser de fato adoradores. Eu sou adoração ao Senhor.



8 - Falsa Obediência – v. 14b - Hoje paguei os meus votos – A Palavra de Deus nos adverte acerca dessa aparência de obediência.
2 Timóteo 3:5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


9 – Cobertura Espiritual – v. 16 Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas com linho fino do Egito – A cobertura espiritual dessa igreja é o Egito, o mundo. O linho fino são as justiças dos santos, diz a Bíblia. No entanto, esta igreja está vestida com linho do fino Egito. Isso significa que o seu senso de justiça é o mesmo que rege este mundo. Fazendo o certo de errado e errado de certo.

10 – Unção Contaminada - v. 17 Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela – Você pode até sentir o perfume, mas pode ter certeza, essa unção está contaminada. Por quê? Porque a igreja verdadeira não se perfuma, a igreja verdadeira é perfumada pelo Seu Senhor. Todo perfume na igreja que não dado pelo Senhor é um perfume falsificado. E qual a razão de alguém usar algo falsificado? É para iludir as pessoas ao seu redor.

11 – Prazer e Alegria – v. 18 Vêm, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores – Muitas pessoas hoje só querem “adrenalina espiritual”, não querem compromisso. Querem “curtir” a presença de Deus. É claro que é muito gostoso desfrutar da presença do nosso Deus. No entanto, muitos não querem nenhum compromisso com o Senhor e só andam em busca das emoções. E, essa igreja corrompida é só o que sabe dar, falsas emoções, falsa alegria. Falsa porque não são produzidas por um relacionamento verdadeiro com Deus e sim de mero desejo sensual.

12 - Meu Marido vai demorar em voltar – vs.19-20 - Porque o marido não está em casa, foi fazer uma jornada ao longe. Um saquitel de dinheiro levou na sua mão; só no dia marcado voltará a casa – Aproveita que o marido não está para praticar a mais alta traição.
Lucas 12
45 Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.


13 – Laços, Prisão e Morte – vs.22-23 - E ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões. Até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida.

Esse é o destino daqueles que se deixam seduzir por uma igreja assim. Parece que está tudo bem. Há certa alegria, há cânticos, há doutrinas, etc. No entanto o fim é ficar preso no laço do diabo, a escravidão e a morte.


14 – Condenação – v.26 - porque a muitos feridos derribou; e são muitíssimos os que por ela foram mortos.

Por tudo o que há nessa igreja, uma mensagem encantadora e mentirosa, uma unção contaminada, o resultado não podia ser outro. Os feridos são derrubados e não restaurados.

15 – Congregação da morte – v.27a - Caminhos de sepultura é a sua casa, - Um lugar que tem por finalidade levar as pessoas a Cristo estabelece um concerto com a morte e é para lá que leva as pessoas. Não existe engano maior do que você ter certeza de que está em Cristo quando na verdade o que tem é uma mera religião estabelecida nos conceitos dos homens. Ali se torna uma congregação de morte.

16 – Portal para o inferno – v.27b - os quais descem às câmaras da morte.


17 – Foge Dela Povo Meu – v. 24 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e estai atentos às palavras da minha boca –

a)– Dar ouvidos à Palavra de Deus
b)– Estar atento, vigiar
c)– Não seguir o seu próprio coração
d)– Não seguir as veredas estabelecidas pelo inimigo

IMPOSIÇÃO DE MÃOS - 2


Mensagem baseada no livro Unção Contaminada, escrito pelo Ap. José Carlos de Riberão Preto.
Textos: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.” I Tim. 5.22
Lev. 4.4/ 16.21 e Gen. 48.18
- Fenômenos Espirituais:
Capacidade de transferir coisas espirituais, (“espíritos” bons ou maus).
Uma pessoa licenciosa pode corromper uma pessoa inocente, se esta mantiver proximidade. Paulo já alertava “As más conversações corrompem os bons costumes” ( I Cor. 15-32/33).
Transferência de Espírito no Velho Testamento:
Satanás, naturalmente, fará todo o possível para que a verdade da transferência de espíritos não chegue aos crentes, isto porque é uma arma que ele utiliza, com sucesso, para causar desordem, confusão, rebelião e divisão nas fileiras dos FILHOS DE DEUS.
Os seres humanos só transferem aquilo que está dentro deles. (Mat. 12.33/34);
Em Num. 11.15/26, relata de quando Moisés achou pesado o seu trabalho e reclamou a DEUS, e logo após DEUS deu solução para o problema transferindo do espírito que estava em Moisés para outros, os quais também se transformaram em grandes líderes, fiéis e responsáveis como Moisés.
O espírito que estava em Moisés e, logo após, nos setenta líderes escolhidos, os fizeram ter o mesmo pensamento. Nunca houve nenhuma divergência entre eles e Moisés:
Havia submissão ao líder;
Aceitavam a autoridade de Moisés;
Trabalhavam para o benefício de toda a congregação;
Não formaram grupos e não tinham ciúme de posições;
Apoiaram o ministério de Moisés todos os dias de sua vida.
As grandes igrejas, cuja membresia chega a milhares, tem como colaboradores do pastor, os diáconos, diretores de departamento, supervisores e líderes de grupos que o respeitam, admiram, se submetem e quase o imitam por terem o mesmo espírito, a mesma visão, sentem o mesmo peso, a mesma determinação e mesma responsabilidade. São igrejas que crescem e fortalecem, são felizes e tem êxito. Uma liderança só é forte enquanto há unidade. Quando um espírito contrário entra na liderança, facilmente vai transferindo e contaminando outros e o grupo pode esfacelar-se. (I Co. 12.10).
Exemplo de transferência de Espírito de contaminação no Velho Testamento. (Num. 13.26/33 e 14.1-2)
A população pereceu no deserto como resultado da escolha, feita sob a influência do espírito de transferência.
Temos que ser sábios, prudentes. Não podemos aceitar tudo o que uma pessoa diz, mas sim ver quem ela é, pois JESUS disse: “Por seus frutos os conhecereis” (Mt. 7.16), Não nos impressionemos com grandes feitos, mas observemos os frutos!!
Imposição das mãos.
Em geral, é considerada uma forma de transmitir poder ou benção. Se é assim, razoável é supor que, se pode transmitir benção, pode também transmitir o seu oposto, principalmente, se quem está impondo as mãos não possuir os requisitos espirituais, ou ter uma vida pecaminosa!!
O fato é tão grave que em Malaquias 2.1-2, DEUS promete “e amaldiçoarei as vossas bençãos”, como dá para ver não trata-se de influência mas de TRANSFERÊNCIA de um espírito que age em uma pessoa para outra. Uma pessoa contaminada passa a contaminação a outra. Por mas difícil que seja entender esta afirmação, temos que seguir o que Paulo disse: “Considera o que digo, porque o Senhor dará entendimento em tudo”. (II Tm 2.7)
Na Bíblia, as mãos são símbolo de poder; assim sendo, cair nas mãos de alguém significa “CAIR NO SEU PODER” (Gn. 32-11).
Em Lev. 4.4 e 16/21, pela Imposição de Mãos, revela que este ato, significa a transferência de culpa ou pecado do povo, para o animal, ficando evidente que se pode TRANSFERIR PECADO através da imposição de mãos.
Da mesma forma há também o conceito de IMPOR AS MÃOS PARA ABENÇOAR, (Gen. 48.18).
Na imposição de mãos acontece um fenômeno significativo, uma pessoa passa algo de si para outrem, ou passará adiante a sua unção especial, ou seu fardo de pecados e problemas que está carregando. Aqui reside um perigo que deve ser considerado atentamente. É muito importante saber de quem você vai receber esta imposição de mãos. Muitos tem recebido unção contaminada de pessoas por pecado de adultério, de rebelião e seus ministérios são atingidos, pois acabam tendo os mesmos problemas nessas áreas de sua vida, ou na vida da igreja.
O livre arbítrio que DEUS nos deu, é a capacidade de escolher a quem vamos submeter a nossa vida. (Rom. 6.16).
O grande perigo hoje é que os crentes tem comichão nos ouvidos, eles desejam novidade. É só alguém anunciar que um pregador diferente está na cidade que, de todas as partes, crentes aparecem para serem ministrados por ele, mesmo sem nunca terem ouvido falar seu nome, sem saberem sua origem, sua formação espiritual e moral, nem mesmo as suas crenças, mas mesmo assim, vão atrás do paraquedista caído do céu, daí as suas decepções e tristezas, até Paulo já alertava os Coríntios, (II Coríntios 11:3-4).
E agora o que faço?
Peça perdão à DEUS pelo pecado de precipitação, por não aguardar no Senhor.
Procure viver debaixo da autoridade de seu Pastor, só procure ajuda fora da igreja com permissão de seu Pastor. Ele te orientará a quem recorrer quando precisar de ajuda.
Peça que te unja com óleo como proteção: o julgo é quebrado pela unção ( Isaías 10.27).
Obs: A doutrina da imposição das mãos é bíblica, e não devemos fugir dela (Heb. 6.2). Quando você está em um culto e o Pastor diz: “Vamos orar agora um pelos outros, coloque sua mão sobre o ombro do seu irmão que está ao seu lado e ore por ele, Você neste caso, não corre perigo. Você não abriu sua vida para ser ministrada por outra pessoa. Agora, se você procura alguém para ministrar você, e se coloca sob a autoridade dele, então você está correndo o risco de receber algo contaminado.

1 de outubro de 2011

TRAZENDO À MEMÓRIA O QUE DÁ ESPERANÇA

Passagem Bíblica: Salmo 103.1-6,13,17,22; Romanos 8.28
Memorizar: Lamentações 3.21

Introdução

Esta mensagem tem como base o propósito de levar cada cristão a relembrar fatos que ocorreram em sua vida e que lhe trouxeram paz, alegria, momentos felizes e considerar esses motivos para louvar ao Senhor. O salmista Davi sugere à sua própria alma bendizer ao Senhor e não se esquecer de nenhum dos seus benefícios (Salmo 103.2). Que belo exemplo.
OBSERVAÇÃO SOBRE O PROCESSO MENTAL
A mente humana é fabulosa. Ela procura todos os acontecimentos da vida, agindo sob dois aspectos: o processo através da memória, que tem a ver com o nosso passado, a nossa história e o processo de imaginação, que nos dá condições de vislumbrar o futuro. 
Com Relação aos Pensamentos
Através dos pensamentos, articulamos as idéias e estas vão dirigir as nossas ações. Tudo o que acontece conosco, primeiro passa pelo processo mental. Se sentimos vontade, se vem um desejo, um sentimento, uma emoção, tudo tem como antecedente um pensamento. Jesus advertiu dizendo que os maus pensamentos procedem do coração (coração aqui simboliza mente). Não se pode eliminar os pensamentos, mas se pode, sim substituí-los. A memória trabalha fazendo-nos lembrar de coisas passadas que foram boas e agradáveis e, desta forma, também, os maus pensamentos podem ser mentalizados. 
Mente vazia é oportunidade para o inimigo – A Bíblia registra que, na história de Davi, embora ele fosse um homem segundo o coração de Deus, houve momentos em que ele deixou se levar por pensamentos enganosos. Ele não estava fazendo nada. A sua mente estava disponível. O inimigo aproveitou a chance e encheu-o de pensamentos carnais.  Quando a mente está disponível  Muitos crentes também caem nessa armadilha de deixar a mente desocupada e vão “passear” na internet, em salas de bate-papo, navegam por “sites”, não para estudos ou pesquisas científicas. Passam horas e horas, alimentando a mente desocupada com coisas pecaminosas. Outras vezes passam um tempo enorme diante da TV, ocupando a mente com programas carnais, indecorosos, violentos, quando poderiam usar o tempo para edificação de sua vida espiritual, fazendo coisas mais úteis. A batalha da mente – Há uma batalha espiritual constante entre o bem e o mal. Precisamos estar constantemente substituindo os pensamentos ruins por pensamentos bons. O pecado é um mal que começa muito antes da prática (Tiago 1.15). O pecado inicia quando a mente o idealiza. A grande batalha é travada na nossa mente. Leia o que Paulo diz em II Coríntios 4.4. O importante m,esmo é neutralizar os maus pensamentos, segundo os ensinos de Paulo aos Filipenses que diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4.8
O QUE SE DEVE TRAZER À MEMÓRIA
O cristão tem motivos de sobejo para trazer à memória coisas boas. O primeiro fato que devemos estar sempre lembrando é acerca da mudança de vida que experimentamos ao receber Jesus como Salvador. 
Lembrando das Orações Respondidas
Com certeza, cada crente em Jesus tem bênçãos para contar acerca das orações, das súplicas que foram respondidas pelo Senhor. Ora uma enfermidade curada, um livramento, um novo emprego, um diploma recebido, um casamento realizado, um filho que era esperado há muitos anos, um imóvel que conseguiu adquirir, a conversão de um ente querido, uma herança que recebeu, um caso de justiça resolvido, uma viagem, um objeto que tanto desejava e conseguiu adquirir, enfim, Quantas e quantas bênçãos o Senhor tem concedido através das orações. E quantos se esqueceram de relembrar esse fato, de continuar a agradecer ao Senhor pelos benefícios recebidos. Enumere as bênçãos. Trazer à memória aquilo que dá esperança é relembrar os feitos do Senhor.
Mudança no Modo de Pensar
Todos nós passamos por momentos críticos e, nessas ocasiões somos tendenciosos a dar lugar a pensamentos de desânimos, de reprovação ou mesmo de revolta, quando não conseguimos o que desejamos. Somos também levados a pensar em ódio, vingança, ciúmes e, alguns chegam até sentir angústia e sofrer depressão porque foram injustiçados ou decepcionados, e não conseguiram esquecer esses fatos. Em tais ocasiões, é preciso lançar mão do conhecimento bíblico adquirido para ter condições de neutralizar esses pensamentos maus e dar lugar a boas recordações, com a ajuda da Palavra de Deus, certamente tudo mudará. A mente vai se tornar disponível para as boas recordações e, consequentemente, o Espírito Santo terá lugar para atuar através das nossas ações.
Lembrar o Passado Para Glorificar a Deus
Às vezes é útil e necessário Trazer à memória alguns fatos do passado para que possamos glorificar a Deus pelo que Ele tem feito por nós no presente. Precisamos lembrar-nos de fatos passados, quando não possuíamos recursos, vivendo com aquele salário tão pequeno para equilibrar a sobrevivência da família. Quantas despesas para serem saldadas com os poucos recursos! Quando comparamos essas situações com a situação atual é que podemos apreciar o que Deus tem feito e como são inúmeras as bênçãos alcançadas. Numa certa ocasião, quando Davi pretendia construir um templo em Jerusalém, Deus mandou uma mensagem para ele pelo profeta Natã, relembrando todo o seu passado, desde que ele era uma simples adolescente que apascentava as ovelhas de seu pai, um tocador de harpa, para apaziguar o rei e de como havia sido designado para ser o soberano de Israel, o guerreiro incansável. Deus lembrou a ele as lutas, as dificuldades pelas quais havia passado, os inimigos, as conquistas e as vitórias. No final Deus lhe fez promessa de que seu sucessor e não ele edificaria uma casa dedicada ao Seu nome (I Samuel 7). Certamente, foi relembrado todos estes fatos, todos os benefícios recebidos de Deus, que eram tantos e tão maravilhosos, que Davi escreveu aquele lindo e compungente Salmo 103. Ele não excluiu nada de si. Todo o seu ser deveria bendizer ao Senhor; a alma através da mente, do raciocínio, da memória, da vontade, das emoções; o corpo através dos sentidos, enfim, todo o seu se deveria constantemente adorar e bendizer ao Senhor.
TRAZER À MEMÓRIA AS PROMESSAS DA BIBLIA
Devemos trazer à memória aquilo que nos traz esperança. Todo o crente precisa lembrar que está na memória eterna de Deus, que não existe a possibilidade de Deus esquecer-se de nós. Seus pensamentos são grandiosos (Isaías 55.8-9). Suas misericórdias são de geração a geração (Lucas 1.50). Por isso devemos trazer bem vivo na memória o sacrifício que Jesus fez em nosso lugar para que pudéssemos ter direito à vida eterna. Ele é o nosso Salvador, a Ele a glória e o louvor para sempre. Diante disso, como pode um crente viver triste, cabisbaixo, depressivo, sem coragem, murmurando. Levante a cabeça, ó crente duvidoso, memorize as promessas divinas, tome posse delas e passe a viver alegre, esperançoso e feliz. Comece a glorificar a Deus.
CONCLUSÃO
É tempo de trazer à memória os feitos do Senhor, fazendo como fez o rei Davi que exigiu de si mesmo lembrar-se de todos os benefícios, não se esquecer de nenhum deles para bendizer ao Senhor (Salmo 103.1-2). Mesmo que seja uma luta, uma dificuldade que nos conduziu à vitória, também dela, deveremos nos lembrar. Conte as bênçãos recebidas, lembre-se do dia de sua conversão, do batismo com o Espírito Santo, daquela cura maravilhosa, da libertação daquele parente de coração endurecido que teve um encontro com o Salvador, adore a Jesus, pronuncie palavras de adoração, porque ainda virão muitas bênçãos e cumprir-se-ão as promessas na vida dos que amam ao Senhor.

Passagem Bíblica: Salmo 103.1-6,13,17,22; Romanos 8.28